5 dicas para posicionar estrategicamente as câmeras de segurança

Para ter um bom desempenho na segurança de seu patrimônio, alguns cuidados são necessários, como uma equipe bem treinada, estudos da arquitetura do local, entre outros. Além disso, uma ótima aliada é a câmera de segurança. Reunimos neste artigo algumas dicas para tirar o máximo proveito deste artefato e proteger o seu ambiente da forma mais completa possível.

  1. Análise de risco 

É importantíssimo que, antes de instalar o equipamento de segurança, seja feito um estudo dos fatores de risco da empresa. Além de proporcionar uma visão mais ampla dos lugares ideais para a instalação da câmera, o estudo ainda proporciona o nível de criticidade de cada ponto.

2. Câmeras em área externa

O primeiro passo é assegurar que os equipamentos escolhidos sejam destinados à utilização externa. Neste caso, optar por caixas protetoras à prova d’água e temperatura é o ideal, além de sempre posicionar o equipamento na direção contrária à luz do sol, uma vez que os raios podem superaquecer o sensor da câmera. São detalhes que fazem toda a diferença!

3. Câmeras em ambiente interno

Apesar de não precisarem de tantos cuidados como as câmeras de ambiente externo, existem medidas interessantes para melhorar o desempenho do equipamento. Posicionar a câmera perto de portas e janelas com visão para a rua aumenta a área de cobertura da sua segurança. Além disso, os corredores também fornecem uma área de risco. Para eles, o ideal são câmeras com filmagem vertical, para uma imagem completa do local.

4. Escolha correta da altura da instalação

A altura do equipamento de segurança interfere diretamente na qualidade das filmagens. Um posicionamento mais baixo na área externa pode acarretar em vandalismo da câmera, por exemplo. Já um equipamento colocado em um local muito alto pode gerar a necessidade de uma câmera com uma resolução superior e investimento na iluminação, que neste caso, deve ser reforçada. O ideal é que a instalação seja feita a, aproximadamente, 3 metros de altura do chão.

5. Iluminação

Provavelmente é o fator mais determinante na hora de instalar as câmeras. Tanto interna quanto externamente, sempre colocar os aparelhos na direção contrária do sol, para não danificar a câmera ou a visibilidade.

Estas são algumas facilidades que empresas terceirizadas, como nós da L.A Seg Serviços , trazem para os serviços de facilities do seu negócio. Contrate-nos!